Recuperação Tributária - Você sabe o que é e como pode ser usada em benefício da sua empresa?
- Michele Martins
- 16 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

Basicamente, trata-se da compensação ou restituição de valores pagos a maior ou indevidamente no recolhimento dos impostos, taxas e contribuições devidos pelas pessoas jurídicas no país.
A recuperação de crédito tributário pode ser realizada tanto administrativamente, como judicialmente, sendo que os valores pagos indevidamente podem ser restituídos, mediante depósito em conta bancária do contribuinte, ou através da compensação com outros tributos.
A recuperação pela via administrativa pode ser utilizada quando o tributo é pago indevidamente ou a maior. Aqui tudo acontece sem envolver tribunais, tornando, em teoria, o processo muito mais prático e rápido.
Alguns segmentos como farmácias, mercados, bares, restaurantes, auto peças e outros, principalmente empresas enquadradas no Simples Nacional, revendem produtos monofásicos e acabam pagando imposto a mais por não ter conhecimento da legislação. O correto seria segregar estes produtos para não incorrer no erro e acabar saindo mais dinheiro do caixa do que deveria.
É importante esclarecer que a responsabilidade em separar estes produtos é do empresário e não do contador. Para isto basta implantar o processo de segregação e enviar ao seu contador para que ele possa apurar os impostos corretamente.
A boa notícia é que você pode recuperar os valores pagos a mais. Podemos fazer uma análise de cinco anos e solicitar a restituição destes valores.
Gostaria de fazer retornar dinheiro para o seu caixa?
Entre em contato conosco e saiba como:
Telefone/Whats App: (51) 997714326
E-mail: mmartinscontadora@gmail.com
Obrigada pela leitura!




Comentários